Distúrbios de fala e desordens do processamento auditivo: relato de caso
Palavras-chave:
percepção auditiva, distúrbio articulatório, terapia fonoaudiológica.Resumo
Desordem do Processamento Auditivo pode ser definida como um distúrbio da audição, no qual há um impedimento da habilidade de analisar e/ou interpretar padrões sonoros (Pereira, 1997).Processar as informações recebidas por meio da audição tem função importante no desenvolvimento de fala e de linguagem, e o prejuízo nesses mecanismos pode contribuir para problemas de aprendizado de fala, de leitura e de escrita.
O presente trabalho procura discutir a importância do diagnóstico das desordens do processamento auditivo (DPA), principalmente nos casos em que se apresentam queixas específicas de fala, com dificuldade de domínio do código oral e com o processo de alfabetização incompleto. Na apresentação de dois casos clínicos de crianças em idade pré-escolar com distúrbio da produção articulatória, envolvendo os fonemas /r/, /l/, / /, / /, pontuaremos as características de fala e linguagem oral que chama a tenção nos distúrbios articulatórios que envolvem DPA. Ambas foram submetidas aos procedimentos de avaliação audiológica básica, com resultados normais, e avaliação do processamento auditivo, revelando resultados alterados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Karin Neves Ziliotto, Liliane Pereira Machado, Kátia Rabinovich, Jacy Perissinoto, Liliane Desgualdo Pereira, Brasília Maria Chiari

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.