Práxis fonoaudiológica em foco: questões e reflexões a partir de um grupo de mães

Autores

  • Regina Zenella Penteado Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, promoção da saúde, grupos, educação.

Resumo

O paradigma da Promoção da Saúde implica assumir mudanças nas concepções que referenciam as práticas profissionais, especialmente a ampliação e a inter-relação entre as concepções de saúde e educação. O objetivo deste estudo é analisar as questões e concepções fonoaudiológicas que emergem em um grupo e que interferem na prática profissional. A análise focaliza os discursos ocorridos entre o profissional e os sujeitos que compõem um grupo de mães. Os resultados apontam para concepções limitadas e distorcidas de saúde e de educação e para conflitos entre o discurso e a prática fonoaudiológica. Sugere a necessidade de revisão e transformação de algumas concepções para que a Fonoaudiologia possa avançar em suas propostas de educação e atenção à saúde, na perspectiva de sua promoção.

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