A discriminação auditiva e o desempenho escolar
Palavras-chave:
discriminação auditiva, discriminação, processamento auditivo, dificuldades escolares, alfabetização.Resumo
A relação entre habilidades auditivas e aprendizagem, especialmente entre discriminação auditiva e dificuldades na leitura e na escrita, é matéria controvertida, o que motivou a pesquisa apresentada neste artigo. Nela, foram estudados 23 alunos da 1a série escolar, separados em dois grupos, que se diferenciavam quanto ao rendimento escolar, e aos quais se aplicou prova de discriminação auditiva para sons verbais. O estudo estatístico dos resultados não mostrou diferenças entre os dois grupos, apoiando a idéia de que não há relação causal direta entre habilidades isoladas e alfabetização. Essa conclusão é discutida, tendo em vista limitações da investigação realizada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Flávia Araújo Santos, Mauro Spinelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.