Comparação do uso vocal de feirantes das cidades de Piracicaba e São Paulo
Palavras-chave:
voz, qualidade vocal, voz profissional.Resumo
O feirante faz uso constante da voz, visto que é tradição que o comércio de produtos em uma feira se faça por meio do apelo verbal. Objetivo: esta pesquisa propõe-se a caracterizar o ambiente de trabalho, a população pesquisada, além de investigar os hábitos e a queixa vocal de 30 feirantes de Piracicaba de 45 de São Paulo. Método: foi aplicado um questionário aos feirantes no ambiente de trabalho das respectivas cidades. Resultado: o consumo de álcool, a mudança da voz no final do dia e a dificuldade para falar forte foram estatisticamente mais freqüentes entre os feirantes de São Paulo. Conclusão: os feirantes de ambas as cidades apresentam características vocais potenciais para o desenvolvimento de disfonia ocupacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Lucia Figueiredo Mourão, Taís Tábata Trevizor, Claudia Granato, Elenir Fedosse, Kelly Cristina Alves Silvério

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.