Adaptação de aparelho de amplificação sonora individual: relações entre a auto-percepção do handicap auditivo e a avaliação da percepção de fala

Autores

  • Byanka Cagnacci Buzo
  • Maysa Tibério Ubrig
  • Beatriz C. Novaes

Palavras-chave:

perda auditiva, percepção de fala, auxiliares de audição.

Resumo

No processo de adaptação de uma prótese auditiva, o que se pretende oferecer ao paciente deficiente auditivo é: maior audibilidade do sinal acústico, melhor inteligibilidade de fala e uma redução da incapacidade auditiva (Almeida, 1998). O objetivo do presente estudo foi descrever e analisar como medidas da auto-percepção do handicap auditivo e da percepção dos sons da fala modificam-se ao longo do processo inicial de indicação de aparelho de amplificação sonora individual. A pesquisa foi realizada com 12 sujeitos adultos, com perda auditiva neurossensorial bilateral de grau moderado a/ou severo e com idade entre 20 e 70 anos. Para avaliar a auto-percepção do handicap auditivo foi adotado o questionário Hearing Handicap Inventory for the Adults (Ventry & Weinstein, 1982). Para medir a percepção dos sons da fala utilizamos os testes de Reconhecimento de Fala com Contagem Fonêmica (Boothroyd, 1976) e o Rastreamento de fala (De Fillipo & Scott, 1978). Foi encontrada uma melhora significativa em todos os procedimentos estudados com o uso de aparelhos de amplificação sonora individual, após o período de seis semanas. Este período se mostrou eficiente para demonstrar o benefício trazido pela prótese, assim como aponta a literatura. No entanto, a melhora do handicap auditivo não foi necessariamente compatível com a proporção de melhora nos testes de percepção de fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Byanka Cagnacci Buzo

Fonoaudióloga. Especializanda em Audiologia Clínica pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pelo CEDIAU.

Maysa Tibério Ubrig

Fonoaudióloga. Curso de aprimoramento em Audiologia Educacional pela DERDIC (PUC.SP) e Especializanda em Voz pelo CEV.

Beatriz C. Novaes

Professora Titular da PUC-SP. Fonoaudióloga da Clínica ECO.

Downloads

Edição

Seção

Artigos