Questões preliminares sobre o ensino de língua de sinais a ouvintes: reflexões sobre a prática

Autores

  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
  • Sueli Aparecida Caporali
  • Ana Claudia Lodi

Palavras-chave:

surdez, abordagem bilingüe, ensino da língua de sinais

Resumo

O atendimento à pessoa surda na abordagem bilingüe tem sido defendido pela comunidade surda e por muitos profissionais que trabalham nesta área (educadores, fonoaudiólogos, terapeutas, intérpretes), todavia, para que a abordagem bilingüe se desenvolva é necessário que as famílias de sujeitos surdos, os profissionais que trabalham com eles e outros interessados aprendam a língua de sinais. O propósito deste artigo é discutir aspectos relativos ao ensino da língua brasileira de sinais (LIBRAS) como segunda língua, para ouvintes buscando contribuir para a implementação da proposta de abordagem bilíngüe.

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Biografia do Autor

Cristina Broglia Feitosa de Lacerda

Fonoaudióloga pela USP, doutora em Educação pela UNICAMP. Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Sueli Aparecida Caporali

Fonoaudióloga pela PUC-Campinas, doutora em Ciências pela FFCLRP/USP. Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Ana Claudia Lodi

Fonoaudióloga pela PUC-SP, doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem LAEL-PUC-SP. Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

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