Voz e psiquismo: diálogos entre fonoaudiologia e psicanálise

Autores

  • Marilza Gulfier Pinheiro
  • Maria Claudia Cunha

Palavras-chave:

fonoaudiologia, transtornos da voz, psicanálise

Resumo

Este trabalho discute as relações entre voz e psiquismo no campo fonoaudiológico, especificamente quanto aos sintomas vocais. Observa-se que o discurso dos profissionais da área não nega essas relações, mas a produção científica e a abordagem clínica dicotomizam as dimensões psíquica e orgânica dos sintomas vocais. Tal abordagem conduz a intervenções fonoaudiológicas restritas ao sintoma corporal observável, em termos audíveis e visíveis. A partir disso, discutimos através de pesquisa bibliográfica a imprecisão terminológica, reveladora de inconsistência conceitual, utilizada na literatura fonoaudiológica dos distúrbios vocais. E apontamos, em contrapartida, para uma abordagem referenciada pela teoria psicanalítica, que possa tornar a intervenção fonoaudiológica nos sintomas vocais um processo que assuma seu caráter efetivamente terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilza Gulfier Pinheiro

Fonoaudióloga do Centro de Apoio Psico-Social Infantil Santana – CAPSi – da Prefeitura do Município de São Paulo. Especialista em Voz pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Maria Claudia Cunha

Fonoaudióloga, professora titular da Faculdade de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Downloads

Edição

Seção

Artigos