Próteses auditivas: um estudo sobre seu benefício na qualidade de vida de indivíduos portadores de perda auditiva neurossensorial

Autores

  • Shlomo Silman
  • Maria Cecília Martinelli Iório
  • Mary Mayer Mizhahi
  • Viviane Morales Parra

Palavras-chave:

prótese auditiva, amplificação monoaural, deficiência auditiva

Resumo

Objetivo: avaliar o benefício obtido por deficientes auditivos adultos, com adaptação monoaural de prótese auditiva analógica linear. Método: 38 indivíduos com perda auditiva de grau leve a moderadamente severo, de 20 a 80 anos e adaptação monoaural. Aplicou-se o protocolo APHAB, antes e após um e três meses da adaptação. Resultados: houve benefício significante nas atividades do cotidiano e nas medidas de ganho funcional. O protocolo APHAB revelou benefício significante em todas as subescalas sem prótese e após um e três meses após a adaptação, sem diferença estatisticamente significante entre eles. Conclusão: há redução das dificuldades auditivas com o uso da amplificação sonora em ambientes favoráveis, reverberantes e com elevado nível de ruído, porém, observou-se ainda uma dificuldade com sons intensos do ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Shlomo Silman

Professor doutor do Department of Speech Communication Arts & Sciences do Brooklyn College.

Maria Cecília Martinelli Iório

Doutora em Distúrbios da Audição; chefe da disciplina de Distúrbios de Audição do Departamento de Otorrinolaringologia / Distúrbios da Comunicação Humana da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicinal (Unifesp – EPM).

Mary Mayer Mizhahi

Fonoaudióloga; mestranda pela Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Medicinal (Unifesp – EPM).

Viviane Morales Parra

Fonoaudióloga; especialista em Fonoaudiologia Clínica pela Universidade de São Paulo; mestre pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicinal (Unifesp – EPM).

Downloads

Edição

Seção

Artigos