Estrutura e conteúdo do discurso de idosas residentes em instituição de longa permanência portadoras e não-portadoras de déficit cognitivo e de depressão

Autores

  • Elisandra Villela Gasparetto Sé
  • Anita Liberalesso Neri
  • Tereza Bilton

Palavras-chave:

linguagem, análise de conteúdo, coesão, idosos, gerontologia

Resumo

Foi analisado o discurso oral de idosas asiladas quanto à estrutura e ao conteúdo em duas situações de auto-relatos. Uma evocava lembranças sobre o tema “O namoro no tempo de juventude”. A outra evocava experiências sobre o tema “O manejo da vida prática na instituição”. Participaram 30 idosas com 60 anos ou mais, deprimidas e não deprimidas e com déficit cognitivo; 19 eram deprimidas e 10 portadoras de déficit cognitivo leve; quatro estavam na instituição há 12 meses, 16 estavam de 13 a 60 meses e 10 há mais de 60 meses. Todos os discursos foram coerentes; 83,3% dos discursos no primeiro tema e 86,7% no segundo tema mantiveram relevância ao tópico. Ocorreu diferença estatisticamente significante entre o número de emissões objetivas e subjetivas nos dois temas. Independentemente de idade, tempo de permanência na instituição e presença de depressão e déficit cognitivo, as emissões objetivas foram mais numerosas em ambos os temas. As idosas portadoras de déficit cognitivo e de depressão exibiram os discursos menos relevantes ao tópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisandra Villela Gasparetto Sé

Fonoaudióloga; mestre em Gerontologia pela Faculdade de Educação da Unicamp.

Anita Liberalesso Neri

Psicóloga; professora titular da Faculdade de Educação da Unicamp

Tereza Bilton

Fonoaudióloga; mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP; doutora em Ciências Radiológicas pela Unifesp; professora associada da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos