O canto nas igrejas: o estudo do uso vocal dos coralistas e não-coralistas

Autores

  • Grazielle Capatto de Almeida Leite
  • Renata Assumpção
  • Alcione Ramos Campiotto
  • Marta Assumpção Andrade e Silva

Palavras-chave:

voz, música, religião

Resumo

Com o objetivo de conhecer a forma de utilização da voz cantada e da voz falada, foram entregues questionários específicos a coralistas e não-coralistas de igrejas Católica, Presbiteriana, Metodista e Assembléia de Deus. Os dados coletados foram variados entre os diferentes grupos. Estes foram cruzados com a literatura e abordados nos seguintes temas: história do canto, história das igrejas no Brasil, canto na Igreja, características do canto, voz cantada na fonoaudiologia e saúde vocal. Conclui-se que não há ocorrência significativa de queixas vocais entre os coralistas e não-coralistas das igrejas pesquisadas, e, além disso, não há consciência do uso vocal por parte dos sujeitos entrevistados. Essa população apresenta uso intenso tanto da voz cantada como da falada, sendo importante a atuação do fonoaudiólogo junto a ela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grazielle Capatto de Almeida Leite

Fonoaudióloga do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Heliópolis; mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP; especialista em voz pela da Irmandade de Santa Casa de São Paulo.

Renata Assumpção

Fonoaudióloga clínica; mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP; especialista em voz pela da Irmandade de Santa Casa de São Paulo.

Alcione Ramos Campiotto

Mestre em Distúrbios da Comunicação; especialista em voz e motricidade oral.

Marta Assumpção Andrade e Silva

Fonoaudióloga; professora doutora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP; professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos