Características vocais de indivíduos pós-traumatismo crânio-encefálico

Autores

  • Fabiana Rodrigues Sales Gazi
  • Giédre Berretin Felix
  • Alcione Ghedini Brasolotto

Palavras-chave:

voz, lesão cerebral traumática, disfonia

Resumo

Este estudo teve como objetivo caracterizar os aspectos vocais de 12 indivíduos do sexo masculino acometidos por traumatismo crânio-encefálico. Foram realizadas gravações das vozes dos indivíduos e foi feita a análise perceptivo-auditiva. Os resultados evidenciaram maior ocorrência de voz soprosa, crepitante e rouca na vogal sustentada /a/; na qualidade da emissão, foi observado o uso de ar de reserva e flutuações; nos demais aspectos avaliados, os resultados obtidos foram adequados. A escassa literatura no que se refere a alterações vocais em indivíduos pós-traumatismo crânio-encefálico, aliada aos resultados encontrados no presente estudo, sugere um campo ainda a ser investigado pela fonoaudiologia para melhor compreensão e abordagem de tratamento em tais indivíduos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Rodrigues Sales Gazi

Fonoaudióloga (UnB), Aperfeiçoada em deformidades craniofaciais – Hospital Defeitos da Face; Curso de Especialização em Voz – Faculdade de Odontologia de Bauru – FOB-USP; diretora do serviço de Fonoaudiologia da Associação Hospitalar de Bauru.

Giédre Berretin Felix

Especialista em Motricidade Oral – CFFa; mestre em Fisiologia Oral – FOP/Unicamp; doutoranda em Fisiopatologia em Clínica Médica – FMB-Unesp; fonoaudióloga da Clínica de Cirurgia Ortognática da Faculdade de Odontologia da USC; docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.

Alcione Ghedini Brasolotto

Fonoaudióloga, especialista em Voz – CFFa; mestre em Educação Especial – UFSCAR; doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana – UNIFESP; docente do Departamento de Fonoaudiologia da FOB-USP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos