Ação de proteção de saúde vocal: perfil da população e correlação entre auto-avaliação vocal, queixas e avaliação fonoaudiológica perceptivo-auditiva e acústica

Autores

  • Juliana Köhle
  • Katia Nemr
  • Grazielle Capatto de A. Leite
  • Alexandra de Oliveira Santos
  • Carlos Neutzling Lehn
  • Helma Maria Chedid

Palavras-chave:

fonoaudiologia, voz, auto-análise, saúde pública

Resumo

A amostra constou de 49 indivíduos, que participaram de um evento de proteção de saúde vocal, tendo sido avaliados em três etapas: 1 - Entrevista; auto-avaliação da voz por meio da escala analógica visual (EAV); 2 - Avaliação fonoaudiológica perceptivo-auditiva (AFPA); 3 - Análise acústica (AA) da voz (GRAM 5.1.7). Cada indivíduo recebeu as orientações específicas e o Manual de Orientação Vocal. No perfil da população atendida em ação de proteção de saúde vocal, houve ocorrência maior de mulheres, na faixa etária entre 40 e 43 anos, não tabagistas e não etilistas, com uso intenso da voz no dia-a-dia, independentemente de serem ou não profissionais da voz. As queixas vocais tiveram associação com as alterações vocais observadas pela AFPA e AA em 63% dos casos. Observou-se associação estatística na correlação entre as pontuações da EAV e os grupos com e sem alteração vocal nas AFPA e AA, com pior avaliação nos indivíduos com alteração vocal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Köhle

Fonoaudióloga do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Heliópolis; especialista em Voz.

Katia Nemr

Fonoaudióloga; responsável pelo Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Heliópolis; doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo.

Grazielle Capatto de A. Leite

Fonoaudióloga do Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Heliópolis; mestranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP; especialista em Voz.

Alexandra de Oliveira Santos

Fonoaudióloga de Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Heliópolis; especializanda em Motricidade Oral-Hospitalar pelo Cefac/SP.

Carlos Neutzling Lehn

Médico cirurgião de cabeça e pescoço; chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis; doutor em Medicina pela Unifesp/EPM.

Helma Maria Chedid

Médica cirurgiã de cabeça e pescoço; assistente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Heliópolis; aluna do curso de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Hosphel.

Downloads

Edição

Seção

Artigos