Idade crítica para aquisição da linguagem

Autores

  • Ana Paula Santana

Palavras-chave:

idade crítica, aquisição da linguagem

Resumo

Neste trabalho, discuto o que tem sido considerado para a sustentação da tese de período crítico para a aquisição da linguagem. De modo geral, têm sido considerados aspectos isolados, e o cerne da questão seria apenas a maturação cerebral. Procuro levar em conta, para essa discussão, a plasticidade cerebral, os aspectos interativos do sujeito, seu contexto social e a organização cerebral como diretamente relacionada às práticas socioculturais. Se nenhum desses aspectos tem sido levado em conta nessa discussão, não há como concordar com o postulado de um período crítico rígido e definido por critérios unicamente quantitativos e endógenos para explicar a aquisição da linguagem.

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Biografia do Autor

Ana Paula Santana

Fonoaudióloga; mestre e doutora em Lingüística (Unicamp); docente do curso de Fonoaudiologia e do Mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná; pesquisadora da área de Neurolingüística (CCA/Unicamp).

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