Do Higienismo às ações promotoras de saúde: a trajetória em saúde vocal
Palavras-chave:
promoção da saúde, saúde pública, educação em saúde, fonoaudiologia, vozResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o uso da terminologia “higiene vocal” e “saúde vocal”, considerando-se que a opção por uma ou por outra expressão implica mudanças de referenciais e de concepções que determinam propostas diferenciadas de ações educativas em Saúde, em especial no campo da Fonoaudiologia. O estudo está assentado em aspectos sociais e históricos do Higienismo em Saúde Pública/Coletiva e da Educação em Saúde no Brasil, que busca compreender suas especificidades e implicações na práxis fonoaudiológica. Favorece a reflexão sobre o caráter higienista das ações educativas em saúde e mostra que, tradicionalmente, as ações de “higiene vocal” e algumas sob a denominação “saúde vocal” estruturam-se em fundamentos higienistas que se contrapõem aos atuais pressupostos da Promoção da Saúde. O estudo contribui para repensar a educação em saúde nas diversas áreas da saúde e indica a necessidade de redirecionar a prática fonoaudiológica em Saúde Pública e de buscar uma terminologia, em particular na área de voz, que se mostre coerente com a construção de processos educativos baseados nos pressupostos da Promoção da Saúde.Downloads
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