Uso do som crepitante grave (modelo vocal fry) nas Laringectomias Parciais Verticais

Autores

  • Daniela Maria Santos Serrano
  • Alexandre Babá Suehara
  • Marina Lang Fouquet
  • Antonio José Gonçalves

Palavras-chave:

voz, laringe, laringectomias

Resumo

Introdução: a laringectomia parcial vertical resulta em uma alteração vocal. A reabilitação visa promover fonação supraglótica. Objetivo: o objetivo foi o de comparar a configuração da laringe remanescente, antes e após o exercício de fonação crepitante em pacientes submetidos a esta modalidade cirúrgica. Método: selecionamos sete pacientes, realizamos laringoscopia direta para observação antes e após o exercício, o qual foi realizado por dois minutos. Resultado: antes, houve pequena vibração das estruturas e de bandas ventriculares, constrição ântero-posterior e medial. Após, maior vibração e aproximação das estruturas e constrição ântero-posterior. Conclusão: concluímos que o som crepitante grave possibilita maior vibração e aproximação das estruturas remanescentes supraglóticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniela Maria Santos Serrano

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; especializanda em voz com área de concentração em cabeça e pescoço pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, em curso de extensão na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Alexandre Babá Suehara

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos; aluno do curso de aprimoramento em cirurgia de cabeça e pescoço da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Marina Lang Fouquet

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Ciências pela Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da USP.

Antonio José Gonçalves

Médico graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; professor adjunto chefe da disciplina de cirurgia de cabeça e pescoço.

Downloads

Edição

Seção

Artigos