Do balbucio à fala – reflexões sobre a importância das atividades lingüísticas iniciais e o desenvolvimento da linguagem oral em crianças com deficiência auditiva

Autores

  • Carla Marcondes César Affonso Padovani
  • Elizabeth Reis Teixeira

Palavras-chave:

balbucio, deficiência auditiva, reabilitação auditiva, implante coclear, linguagem

Resumo

Objetivo: o presente estudo objetivou refletir sobre a importância das atividades lingüísticas iniciais para o desenvolvimento da fala, dentre elas o balbucio, no contexto da deficiência da audição. Defendese que o estabelecimento das conexões sensório-motoras nos primeiros meses de vida se dá em grande parte por meio do balbucio, visto como fator determinante para que a fala se desenvolva de modo favorável. Método: seis crianças deficientes auditivas usuárias de aparelho auditivo e/ou implante coclear (média de idade de adaptação: 27 meses) participaram do estudo. Para a coleta do repertório de fala, foram utilizadas gravações em vídeo de situações lúdicas entre a mãe e a criança, bem como o Exame Fonético-Fonológico (Teixeira, 1985). A análise das ocorrências fonêmicas foi realizada após transcrição fonética cuidadosa. Os dados foram organizados em inventários fonêmicos individuais, os quais foram comparados com dados de corpora de crianças ouvintes da mesma faixa etária e classe sociocultural (PDFP). Resultados: houve atraso na aquisição e desenvolvimento fonológico de todas as crianças do estudo. No entanto, o atraso foi constatado de modo mais significativo nas crianças que não apresentaram o balbucio no primeiro ano de vida ou até a segunda metade do segundo ano e que foram adaptadas com dispositivos auditivos para amplificação mais tarde. Conclusão: o balbucio parece ser um comportamento lingüístico importante para o desenvolvimento da linguagem oral, na medida em que oferece possibilidade de variar e experimentar a fonoarticulação dos sons da língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Marcondes César Affonso Padovani

Fonoaudióloga clínica – Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e doutora emLingüística pela Universidade Federal da Bahia. Docente dos cursos de Graduação em Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia e da União Metropolitana de Educação e Cultura – BA.

Elizabeth Reis Teixeira

Lingüista. Pós-doutorado em Fonética – Universidade do Texas, Austin, EUA. Doutorado em Fonética e Lingüística – Universidade de Londres – UK. Mestrado em Lingüística – Universidade do Kansas, EUA. Coordenadora do Programa de Estudo do Português como Língua Materna – Proaep/Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Edição

Seção

Artigos