Contar histórias com livros infantis: caracterização da interação das díades mãe ouvinte/criança com deficiência auditiva e mãe/criança ouvintes

Autores

  • Lívia Silvestrini de Oliveira Chelucci
  • Beatriz Caiuby Novaes

Palavras-chave:

deficiência auditiva, linguagem, fonoaudiologia

Resumo

Tema: contar histórias infantis no processo terapêutico da criança portadora de deficiência auditiva. Objetivo: analisar o contar histórias infantis pela mãe de crianças com deficiência auditiva e de crianças ouvintes, a partir de livros de histórias. Método: transcrição de vídeo e análise da interação em dois momentos em que mãe conta história para seu filho. Resultados: pôde ser observado que cada mãe tem seu estilo para contar histórias. Os achados sugerem que as mães de crianças com deficiência auditiva dirigem mais freqüentemente seus olhares para os filhos, no intuito de garantir o entendimento do material lido, além de repetirem palavras e expressões, por vezes antecipando possíveis incompreensões, subestimando muitas vezes o potencial de interlocução de seus filhos. Conclusão: a observação e a análise sistemática da situação de contar histórias infantis têm importantes implicações e contribuições para sua utilização no processo terapêutico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lívia Silvestrini de Oliveira Chelucci

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Especialista em audiologia com ênfase em audiologia educacional pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Beatriz Caiuby Novaes

Doutora em Distúrbios da Comunicação – Columbia University EUA. Professora Tttular da PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos