O uso de aparelhos digitais superpotentes

Autores

  • Maria Cecília Bevilacqua
  • Flávia Monteiro de Lima
  • Kátia de Almeida
  • Iêda C. Pacheco Russo

Palavras-chave:

auxiliares da audição, deficiência auditiva, percepção de fala

Resumo

Introdução: aparelhos digitais superpotentes foram lançados apenas recentemente e ainda há necessidade de conhecer melhor sua performance na vida diária de seu usuário. Objetivo: verificar a performance dos aparelhos digitais superpotentes e compará-la com aquela obtida com o AASI utilizado anteriormente pelos participantes. Forma de estudo: clínico prospectivo. Material e método: foram avaliadas cinco crianças portadoras de deficiência auditiva profunda em idade escolar, usuárias de AASI (adaptação binaural) nos últimos quatro anos. Audiometria em campo, testes de percepção de fala e questionários de avaliação foram aplicados com o uso desses aparelhos e após adaptação dos aparelhos digitais superpotentes. Resultados: analisando os dados obtidos com os aparelhos utilizados anteriormente e aqueles obtidos 80 dias após a adaptação dos aparelhos digitais superpotentes, quatro, dos cinco participantes, apresentaram melhora no desempenho no silêncio e para voz em fraca intensidade na presença de ruído. Na presença de ruído com a relação sinal ruído optimal, um apresentou melhora no desempenho. Conclusão: houve melhora nos índices de reconhecimento de fala com o uso dos aparelhos digitais superpotentes no silêncio, e tanto os pais quanto as crianças usuárias referiram preferir este aos aparelhos utilizados anteriormente, mostrando que os aparelhos digitais superpotentes trazem maiores benefícios e maior satisfação por parte dos usuários.

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Biografia do Autor

Maria Cecília Bevilacqua

Professora livre docente e chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo; Fonoaudióloga coordenadora da equipe interdisciplinar do Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), Bauru, SP.

Flávia Monteiro de Lima

Fonoaudióloga especialista em Audiologia pelo Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP), Bauru, SP, bolsista do CNPq – Processo n° 370073/02-9.

Kátia de Almeida

Professora doutora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Iêda C. Pacheco Russo

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unipesp/EPM. Professora titular do Departamento de Clínica Fonoaudiológica da PUC-SP. Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Santa Casa de São Paulo. Diretora do Centro de Estudos dos Distúrbios da Audição – Cediau.

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