Percepção de fala e deficiência de audição: elaboração de um procedimento de avaliação da percepção auditiva das plosivas do português brasileiro

Autores

  • Luisa Barzaghi
  • Sandra Madureira

Palavras-chave:

percepção de fala, deficiência auditiva, consoantes plosivas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi elaborar um instrumento de avaliação da percepção auditiva visando, especificamente, a identificação dos contrastes de ponto de articulação e vozeamento das plosivas do português brasileiro (PB) por sujeitos com deficiência de audição. Para tanto, foi elaborado um teste baseado num software que possibilita a apresentação de arquivos de áudio e vídeo simultaneamente, e o registro da resposta para cada item. O procedimento foi aplicado em 70 crianças sem queixas auditivas. Os resultados encontrados nesse grupo indicam que as crianças avaliadas não apresentaram dificuldades na execução do teste e que os poucos erros ocorridos foram aleatórios, para crianças com idade de 7 anos ou mais. Quando aplicado em um grupo de sujeitos com perdas auditivas de diferentes graus, a média dos resultados aponta para uma tendência de maior dificuldade em identificar contrastes de vozeamento e ponto de articulação, na medida em que o grau de perda auditiva aumenta, embora se observe variação individual, mesmo entre aqueles com o mesmo grau de perda. O instrumento elaborado pode contribuir para a avaliação da percepção de contraste de fala em indivíduos com alterações auditivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luisa Barzaghi

Doutora em Lingüística aplicada e estudos da linguagem (Lael) – PUC-SP. Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC)/Derdic – PUC-SP.

Sandra Madureira

Doutora em Lingüística aplicada e estudos da linguagem (Lael) – PUC-SP. Laboratório Integrado de Análise Acústica e Cognição (LIAAC) – PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos