Caracterização da voz de um grupo de mulheres com obesidade mórbida acompanhadas no Setor de Cirurgia Bariátrica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Autores

  • Patrícia Bortolotti
  • Marta Assumpção de Andrada e Silva

Palavras-chave:

voz, avaliação, respiração

Resumo

O objetivo do trabalho é caracterizar a voz de um grupo mulheres obesas mórbidas atendidas no Setor de Cirurgia Bariátrica da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, por meio da avaliação da dinâmica respiratória, do sistema sensório-motor-oral, da análise perceptivo-auditiva e acústica da voz. O grupo estudado totalizou 21 sujeitos, do sexo feminino, na faixa etária de 25 a 45 anos de idade. Os resultados mostraram a presença de uma capacidade respiratória vital reduzida (67%), alteração dos órgãos fonoarticulatórios (72%), qualidade vocal predominantemente rouca-soprosa (76%) com presença de incoordenação pneumofônica (67%) e freqüência fundamental grave para o padrão feminino. Desta forma, os dados confirmam a importância do trato vocal na qualidade final da produção da voz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrícia Bortolotti

Foanoaudióloga, especialista em voz pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e pelo Centro de Estudos da Voz, São Paulo.

Marta Assumpção de Andrada e Silva

Professora assistente-doutor do Pós-Graduação e da Faculdade em Fonoaudiologia da PUC-SP. Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos