Sintomas auditivos e análise das emissões otoacústicas evocadas por estímulo transiente em indivíduos portadores de disfunção temporomandibular

Autores

  • Lilian Cassia Bornia Jacob
  • Tatiana Maio Rabiço
  • Rafaela Mocelin Campêlo
  • Fabrina Pávia Aguiar
  • Bianca Simone Zeigelboim

Palavras-chave:

articulação temporomandibular, emissões otoacústicas, audição

Resumo

O presente estudo foi realizado no Laboratório de Pesquisas Fonoaudiológicas da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Os objetivos foram verificar a ocorrência de queixas auditivas e analisar o registro das Emissões Otoacústicas Evocadas por Estímulo Transiente (EOET) em indivíduos portadores de Disfunção Temporomandibular (DTM) cujos limiares auditivos se encontravam dentro dos padrões de normalidade. Casuística: constituída por 57 indivíduos com limiares tonais normais e timpanograma do Tipo A, subdividida em dois grupos: grupo 1 (G1) - 31 indivíduos sem queixa auditiva ou diagnóstico de DTM; grupo 2 (G2) - 26 indivíduos com diagnóstico de DTM. Procedimentos: entrevista inicial, EOET e medidas da imitância acústica. As queixas relatadas pelo G2 foram: zumbido (81%), otalgia (81%), plenitude auricular (65%), tontura (31%), hipoacusia (42%) e autofonia (27%). Somente 11,5% do G2 não apresentaram queixa auditiva. A análise dos registros das EOET não revelou diferença entre os dois grupos. Apesar da ocorrência das queixas de hipoacusia e zumbido no G2, os resultados das EOET não foram piores em comparação ao G1 e conseqüentemente não houve a confirmação de alteração no mecanismo de amplificação coclear causada pela DTM. Devido à grande freqüência de queixas auditivas encontrada nos indivíduos portadores de DTM, salientamos que diante dessas, o fonoaudiólogo que atua na área de audiologia deve considerar a hipótese de ocorrência de alterações na ATM e realizar os encaminhamentos necessários, mesmo na ausência de perda auditiva, objetivando a efetivação do diagnóstico e tratamento adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian Cassia Bornia Jacob

Fonoaudióloga, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana – USP/Bauru, docente do Mestrado em Distúrbios da Comunicação e do curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná.

Tatiana Maio Rabiço

Fonoaudióloga, discente do curso de Especialização em Audiologia Clínica da Universidade Tuiuti do Paraná.

Rafaela Mocelin Campêlo

Fonoaudióloga, discente do Mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fabrina Pávia Aguiar

Fonoaudióloga, discente do Mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná, bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Bianca Simone Zeigelboim

Fonoaudióloga, doutora em Distúrbios da Comunicação Humana – Unifesp/SP, docente do Mestrado em Distúrbios da Comunicação e do curso de Fonoaudiologia da Universidade Tuiuti do Paraná. Pesquisa desenvolvida no Núcleo de Trabalho: “Procedimentos Diagnósticos em Audiologia” do Mestrado em Distúrbios da Comunicação da UTP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos