Achados audiológicos em crianças com hiperbilirrubinemia neonatal: um enfoque na neuropatia auditiva/dessincronia auditiva

Autores

  • Ana Claudia Martinho
  • Doris Ruthy Lewis

Palavras-chave:

neuropatia auditiva, sincronia neural, hiperbilirrubinemia neonatal

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo realizar o estudo de caso de três crianças que apresentaram história de hiperbilirrubinemia neonatal com realização de exsangüineotransfusão e resultados na avaliação audiológica sugestivos de neuropatia auditiva/dessincronia auditiva (NA/DA). Os resultados demonstraram ausência de respostas durante o registro do PEATE e da pesquisa do reflexo acústico, ao mesmo tempo em que o microfonismo coclear (MC) se fazia presente em todas as crianças estudadas. A pesquisa do MC caracterizou-se como um instrumento de grande fidedignidade para a realização do diagnóstico diferencial da NA/DA. Foi possível concluir que níveis elevados de hiperbilirrubinemia ao nascimento parecem constituir um importante indicador de risco para a ocorrência da NA/DA, uma vez que o sistema auditivo mostrou-se susceptível aos efeitos neurotóxicos dessa substância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Claudia Martinho

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doris Ruthy Lewis

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos