Avaliação do benefício de próteses auditivas com diferentes tipos de processamento do sinal por meio da aplicação do questionário APHAB

Autores

  • Angela Gordo
  • Renata C. Scharlach
  • Maria Cecília M. Iório

Palavras-chave:

perda auditiva sensorioneural, auxiliares de audição, questionários, autoavaliação

Resumo

Objetivos: quantificar e comparar o benefício obtido por usuários de próteses auditivas lineares e não-lineares por meio do questionário de auto-avaliação APHAB (Abbreviated Profile for Hearing Aid Benefit). Métodos: A população estudada foi distribuída em três grupos: 20 usuários de próteses auditivas analógicas, sendo 10 usuários do tipo TILL (K-amp, não-linear) e 10 do tipo Limitação por Compressão (linear) e 10 usuários de próteses com Processamento Digital do Sinal (não-linear). Resultados: em cada um dos ambientes sonoros propostos pelo questionário, todos os usuários obtiveram benefício real com a adaptação das próteses auditivas, exceto em situações de exposição a sons aversivos. Comparando os três grupos, não foi possível observar diferença significante entre eles. Conclusão: não houve diferença entre o benefício obtido por meio de próteses com diferentes tipos de processamento do sinal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Angela Gordo

Fonoaudióloga, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

Renata C. Scharlach

Fonoaudióloga, doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina, professora do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Bandeirante de São Paulo.

Maria Cecília M. Iório

Doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina e Chefe da Disciplina de Distúrbios da Audição da Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.

Downloads

Edição

Seção

Artigos