Possibilidades de desenvolvimento de linguagem no espaço da Educação Infantil

Autores

  • Caroline Cominetti Roncato
  • Cristina Broglia Feitosa Lacerda

Palavras-chave:

relação dialógica, desenvolvimento de linguagem e Educação Infantil

Resumo

Cotidianamente crianças em idade pré-escolar com queixas de atraso no desenvolvimento da oralidade procuram atendimento em clínicas fonoaudiológicas, sendo que a maior parte dessas crianças freqüenta e é encaminhada por escolas. Tais reflexões nos impulsionaram a investigar aspectos da relação dialógica presentes no ambiente escolar e os efeitos dessa relação no desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Os resultados mostram que a capacidade de desenvolvimento de linguagem das crianças é marcada pelas possibilidades de troca discursivas e neste processo o educador tem um papel importante no contexto escolar, como facilitador de momentos de maior expansão/vivência lingüística e que o fonoaudiólogo talvez possa contribuir para que esta reflexão ocorra de forma mais efetiva no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Cominetti Roncato

Fonoaudióloga e mestre em Educação, pertencente ao Núcleo de Práticas Educativas e Processos de Interação, pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep Docente dos cursos de Fonoaudiologia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e da União Metropolitana de Educação e Cultura – Unime.

Cristina Broglia Feitosa Lacerda

Doutora em Educação pela Unicamp, docente do curso de graduação, especialização e mestrado em Fonoaudiologia pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep.

Downloads

Edição

Seção

Artigos