O processo de aquisição da linguagem: estudo comparativo de duas crianças usuárias de implante coclear

Autores

  • Ana Paula Santana

Palavras-chave:

surdez, implante cóclea, neurolingüística, aquisição de linguagem

Resumo

O objetivo deste trabalho foi discutir o processo de aquisição de linguagem em duas crianças surdas que realizaram a cirurgia de implante coclear. Como metodologia de análise, foi utilizada uma abordagem enunciativo-discursiva em Neurolingüística. Isso implica, portanto, uma análise qualitativa das interações, das posturas e dos gestos interpretativos dos sujeitos e da relação da língua com seu exterior discursivo. As análises realizadas demonstraram que o implante coclear pode possibilitar a audição e, com isso, a aquisição da linguagem oral. Mas não é o único fator a ser considerado nesse processo. Outros fatores, como a qualidade das interações sociais, são também significativos e têm um papel crucial na constituição da criança como sujeito da linguagem.

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Biografia do Autor

Ana Paula Santana

Fonoaudióloga, mestre em Lingüística (IEL/Unicamp), doutora em Lingüística (IEL/Unicamp). Docente do curso de Fonoaudiologia e do mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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