Dados de tempo de início do vozeamento (VOT) na avaliação do sinal vocal de indivíduos com paralisia unilateral de prega vocal

Autores

  • Fabiana Nogueira Gregio
  • Zuleica Antonia de Camargo

Palavras-chave:

VOT, análise acústica, paralisia de prega vocal

Resumo

Com o objetivo de verificar a efetividade do parâmetro acústico VOT (voice-onset-time) nos casos de distúrbios vocais, foi realizado um estudo com cinco falantes com paralisia unilateral de prega vocal e um falante referência, sem queixas e alterações vocais. Como referencial teórico foi adotada a Teoria Acústica de Produção da Fala, proposta por Fant (1970). Trechos de fala encadeada contendo sílabas com sons plosivos surdos e sonoros foram analisados acusticamente e submetidos posteriormente à avaliação perceptiva-auditiva quanto à inteligibilidade. Também foram realizados exames laringológicos dos falantes com paralisia unilateral de prega vocal. Os falantes estudados apresentaram alterações nos valores do VOT, especialmente nos segmentos sonoros, quando comparados com o falante referência, embora, no geral, produzissem sons identificados como sonoros. Esses resultados mostraram a importância da utilização do VOT na avaliação da ação vibratória das pregas vocais, podendo indicar a presença de mecanismos de compensação eficazes para a atividade de vozeamento nos casos com limitação de abertura e fechamento glótico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Nogueira Gregio

Fonoaudióloga, especialista em Motricidade Oral pelo CFFa e mestranda em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP.

Zuleica Antonia de Camargo

Doutora em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Professora assistente do Departamento de Lingüística da Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC-SP. Fonoaudióloga clínica e professora dos cursos de Especialização do Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (Cefac).

Downloads

Edição

Seção

Artigos