Neuropatia auditiva: relato do processo de terapia vocal de um paciente adulto

Autores

  • Thaís Carlini Paraizo
  • Marta Assumpção de Andrada e Silva
  • Osmar Mesquita de Sousa Neto

Palavras-chave:

neuropatia auditiva, deficiente auditivo, voz e distúrbio neurológico

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo de caso por meio da descrição do processo terapêutico fonoaudiológico de reabilitação vocal de um indivíduo adulto com diagnóstico de neuropatia auditiva. O paciente foi atendido por um período de seis meses, durante o qual foi submetido a avaliação audiológica completa e a um processo terapêutico baseado num método que priorizou a eficiência glótica de acordo com as características vocais apresentadas pelo paciente. Concluímos que houve melhora importante da qualidade vocal, com aumento da estabilidade do pitch e do loudness e adequação do padrão articulatório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Thaís Carlini Paraizo

Especialista em Voz pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, especialista em Audiologia pelo Cogeae/PUC-SP, mestranda em Ciências da Saúde pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Marta Assumpção de Andrada e Silva

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora assistente da Faculdade e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP. Professora adjunta do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Osmar Mesquita de Sousa Neto

Mestre em Otorrionolaringologia pela Santa Casa de São Paulo, doutorando em Otorrinolaringologia pela Santa Casa de São Paulo, professor do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos