Recordação livre de palavras e memória operacional em idosos

Autores

  • Gabriela Coelho Pereira De Luccia
  • Orlando Francisco Amodeo Bueno
  • Ruth Ferreira Santos

Palavras-chave:

memória, envelhecimento

Resumo

Estudos evidenciam que dificuldades de memória estão associadas ao envelhecimento, com prejuízos de memória explícita. O objetivo do presente trabalho foi verificar se idosos, quando comparados com adultos jovens, apresentam déficit, tanto de memória explícita como de memória operacional. Foram realizados testes que avaliavam a capacidade da memória operacional, velocidade do processamento e testes de recordação livre de palavras. O desempenho do grupo idoso foi significativamente menor que do grupo jovem em testes que exigiam rapidez de memória operacional. Há necessidade de outro fator, combinado ou não com a memória operacional e velocidade do processamento, para explicar o prejuízo da memória em idosos, sendo que a dificuldade de associação pode ser encontrada em idosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Coelho Pereira De Luccia

Fonoaudióloga. Especialista em Gerontologia pela Unifesp-EPM. Mestre em Ciências da Saúde pela Unifesp-EPM. Pós-graduanda em Fonoaudiologia pela Unifesp-EPM.

Orlando Francisco Amodeo Bueno

Psicólogo. Mestre em Psicobiologia e doutor em Neurociências pela Unifesp-EPM. Livre-docente do Departamento de Psicobiologia da Unifesp-EPM e coordenador do Centro Paulista de Neuropsicologia da Unifesp-EPM.

Ruth Ferreira Santos

Psicóloga. Doutora em Psicobiologia pela Unifesp-EPM e pós-doutoranda em Neurologia pela Unifesp-EPM.

Downloads

Edição

Seção

Artigos