A nomeação de figuras e o acesso lexical na demência de Alzheimer: um estudo de caso

Autores

  • Christian César Cândido de Oliveira
  • Luciene Stivanin

Palavras-chave:

demência de Alzheimer, memória semântica, nomeação de figuras

Resumo

Objetivo: o objetivo deste trabalho foi avaliar a memória semântica em uma paciente com demência de Alzheimer, através da nomeação de figuras e acesso lexical por meio de descritores semânticos. Método: estudou-se um caso único de 72 anos do sexo feminino com demência de Alzheimer, através de um teste de nomeação com figuras (Scheuer et al., 2004) e outro, de acesso lexical a partir de descritores semânticos (Grober et al., 1988). As respostas das provas de nomeação e de acesso lexical foram analisadas de acordo com os critérios de Kohn e Goodglass (1985). Resultados: de acordo com os dados levantados, observou-se déficit de memória semântica com baixo rendimento em ambas as provas, com predominância de erros semânticos, perceptuais e não designações. Conclusão: foi encontrado déficit na nomeação de figuras e no acesso lexical, dado consoante com a literatura. A análise qualitativa dos erros permitiu observar as estratégias comunicativas utilizadas para compensar as alterações de linguagem e memória, além de permitir orientar a família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Christian César Cândido de Oliveira

Membro da equipe do Ambulatório de Adolescentes e Drogas do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (Sepia) do HC-FMUSP. Supervisor do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem Infantil e Cognição do curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Mestrando em Ciências, pelo Departamento de Fisiopatologia Experimental da FMUSP.

Luciene Stivanin

Especializada em Processo Terapêutico em Alterações Sensório-Motoras de Origem Sindrômica e não Sindrômica pelo curso de Fonoaudiologia da FMUSP. Doutoranda em Ciências pelo Departamento de Fisiopatologia Experimental da FMUSP. Supervisora do Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Linguagem Infantil e Cognição do curso de Fonoaudiologia da FMUSP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos