O acolhimento da gestualidade na terapia de linguagem: reflexões no âmbito da clínica fonoaudiológica

Autores

  • Juliana Zia
  • Ivone Panhoca
  • Maria de Lurdes Zanolli

Palavras-chave:

gestos, transtornos do desenvolvimento da linguagem, grupo terapêutico

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a gestualidade de uma criança com atraso de linguagem, no contexto da terapia fonoaudiológica em grupo. Na análise qualitativa dos dados, observou-se que a interpretação e atribuição de sentidos aos gestos produzidos pela criança, por parte dos outros, viabilizaram sua inserção no grupo terapêutico, possibilitando que ela fosse interpretada e conseguisse interpretar, constituindo-se, assim, como sujeito daquele grupo. Conclui-se que o fato de o gesto ser acolhido/significado naquele determinado contexto lingüístico-interativo, favoreceu a (re)construção da linguagem da criança e, acima de tudo, a (re)construção da sua identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Zia

Fonoaudióloga, mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pelo Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp.

Ivone Panhoca

Fonoaudióloga e professora da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Doutora em Ciências pelo Instituto de Estudo de Linguagem da Unicamp. Pósdoutoramento I: “Program in Communication Disorders”, University of Houston/TX – EUA. Pós-doutoramento II: “Education Department”, Washington University in St Louis/ MO-EUA (1º Semestre de 2000). Pós-doutoramento III:“Facultad de Ciencias Sociales”, Universidad de Salamanca, España (2º semestre de 2000).

Maria de Lurdes Zanolli

Médica pediatra e sanitarista. Professora doutora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp. Mestrado em Medicina na área de Saúde Coletiva e doutorado em Pediatria pela Faculdade de Ciências Médicas – Unicamp.

Downloads

Edição

Seção

Artigos