Assessoria Fonoaudiológica Na Escola: sob o efeito da escrita e sua aquisição

Autores

  • Carolina A. P. Barcellos
  • Regina M. Freire

Palavras-chave:

assessoria, escrita, escola, fonoaudiologia, interacionismo, linguagem

Resumo

Ao analisar criticamente o procedimento de triagem fonoaudiológica realizado nas escolas, o artigo recorta o erro na escrita e problematiza seu estatuto, alçando a vertente teórica do Interacionismo Brasileiro em Aquisição de Linguagem, que o toma como marca da posição do sujeito no discurso. A análise das posições discursivas do professor e do fonoaudiólogo diante da escrita de um aluno em processo de alfabetização permite um contraponto entre os sentidos que o professor, de sua posição de alfabetizador, e o fonoaudiólogo, de sua posição de assessor escolar, atribuem ao erro que se presentifica na escrita do aluno. A análise do que se manifesta sob a forma de erro permite sua releitura como indício do processo de aquisição da escrita, que pede apenas interpretação e não formas de superação. A experiência advinda dessa atividade dialógica entre professor e fonoaudiólogo permite o delineamento de alguns princípios teóricos que apontam a urgência do redirecionamento da atuação do fonoaudiólogo na escola.

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Biografia do Autor

Carolina A. P. Barcellos

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP; docente do curso de Fonoaudiologia da Fatea-Lorena/SP; assessora escolar em Fonoaudiologia.

Regina M. Freire

Doutora em Psicologia da Educação e mestre em Lingüística Aplicada pela PUC-SP; professora titular do Programa de Estudos Pós-graduados em Fonoaudiologia e da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP.
Assessoria fonoaudiológica na escola: sob o efeito da escrita e sua aquisição

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