Grupo terapêutico-fonoaudiológico desenvolvido junto a laringectomizados totais: uma experiência em situação de Clínica-Escola
Palavras-chave:
laringectomia, reabilitação, fonoaudiologiaResumo
O câncer de laringe e suas graves conseqüências sobre a comunicação têm sido intensamente pesquisados, sendo, inclusive, motivo de várias Campanhas de Voz. O atendimento fonoaudiológico ao sujeito submetido a laringectomia total tem por objetivo prover um novo tipo de comunicação e favorecer sua inserção social. A situação de trabalho em grupo constitui-se em uma alternativa de intervenção, entretanto, nem sempre viabilizada, pelo privilégio do atendimento individualizado. O objetivo deste trabalho é apresentar uma experiência com grupo de sujeitos laringectomizados totais em situação de Clínica-Escola de Fonoaudiologia. Participaram da presente pesquisa 10 sujeitos laringectomizados totais que participavam de atendimento grupal. Os encontros foram gravados e transcritos ortograficamente. O critério de seleção dos episódios foi baseado nos temas de maior ocorrência, avaliados após várias leituras do material, sendo então agrupados de acordo com as seguintes temáticas: medo da morte, transfiguração física, dificuldade para se comunicar e dificuldades nas relações interpessoais após a laringectomia total. As análises foram feitas levando-se em conta as temáticas, as reflexões e as elaborações dos sujeitos do grupo. O trabalho em grupo mostra-se uma alternativa muito interessante para qualquer sujeito com alterações da comunicação, de qualquer origem; no entanto, sua importância se agiganta quando se trata de sujeitos laringectomizados totais, que, em certa altura de suas vidas, se deparam com o desafio de assumir novamente a direção de sua vida e retomar suas relações interpessoais e profissionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Lucia Figueiredo Mourão, Emilse Aparecida Merlin Servilha, Ana Aparecida da Silva Mercuri, Hudson Marcel Bracher Beilke, Paula Elisa Xavier

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.