Desenvolvimento de linguagem infantil e relação mãe/filho na brincadeira simbólica: a importância da orientação fonoaudiológica

Autores

  • Juliana M. Prass Lemes
  • Valderez A. M. Prass Lemes
  • Márcia Goldfeld

Palavras-chave:

relações mãe-filho, desenvolvimento da linguagem, simbolismo

Resumo

Segundo o sociointeracionismo, a mediação materna é importantíssima para o desenvolvimento da linguagem infantil. O objetivo deste estudo foi investigar, através da análise da brincadeira simbólica, como o comportamento materno influencia no desenvolvimento da linguagem infantil e refletir sobre a relevância da orientação fonoaudiológica. Após anamnese, a pesquisa foi dividida em quatro momentos. 1 – Gravação VHS da brincadeira simbólica entre mãe e filho, transcrição e análise. 2 – Orientação fonoaudiológica com embasamento sociointeracionista. 3 – Nova gravação, transcrição e análise. 4 – Comparação de resultados. Na primeira gravação, a mãe atribuiu a si a tarefa de reorganizar o pensamento do filho, fazendo-o refletir todo momento sobre o que era dito. Isso fez com que o discurso infantil ficasse limitado a responder inúmeras perguntas taxativas. A mãe interrompia o faz-de-conta, não fornecendo apoio para abstração de idéias e tolhia as iniciativas da criança em inserir situações imaginárias na brincadeira. Após a orientação fonoaudiológica, o comportamento materno foi efetivamente modificado, a mãe passou a interagir de modo a permitir o fluir da brincadeira. Com a mudança, notou-se evolução no desempenho lingüístico infantil. Através deste estudo foi possível concluir que a análise da brincadeira sob a ótica sociointeracionista favoreceu a compreensão de questões relativas ao desenvolvimento infantil. A orientação fonoaudiológica foi importante para a mudança da postura materna e o efetivo processo de construção de linguagem infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana M. Prass Lemes

Fonoaudióloga. Mestranda em Fonoaudiologia (Universidade Veiga de Almeida).

Valderez A. M. Prass Lemes

Fonoaudióloga. Especialista em Linguagem pelo Cefac; especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFF).

Márcia Goldfeld

Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp. Professora Adjunta do mestrado profissionalizante em Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida.

Downloads

Edição

Seção

Artigos