Da escrita à fala: indícios da presença da escrita no discurso da criança surda

Autores

  • Maria Cecilia Bonini Trenche
  • Clay Rienzo Balieiro

Palavras-chave:

fonoaudiologia, linguagem, escrita, deficiência auditiva

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a produção de discurso na clínica fonoaudiológica junto a crianças e jovens com deficiência da audição, segundo a influência da escrita na aquisição e na estruturação da linguagem verbal. Para tanto, as autoras recorrem a: 1. estudos que discutem a interpenetração das modalidades oral e escrita da linguagem, sobretudo no período inicial de letramento, e estudos que tratam da produção de sentidos; 2. às produções gráficas iniciais de uma criança com deficiência auditiva e com significativo atraso no desenvolvimento de linguagem e à narrativa oral de um jovem surdo com bom desempenho escolar e linguagem verbal eficiente. As produções de ambos deixam ver a influência da escrita nos processos de linguagem, sugerindo sua valiosa contribuição nesses processos, desde que modos efetivos de produção da escrita sejam abordados na clínica, opondo-se a uma metodologia centrada na aquisição do código ou nas dificuldades de linguagem apresentadas pela criança surda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cecilia Bonini Trenche

Professora titular da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP.

Clay Rienzo Balieiro

Professora associada da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos