Da escrita à fala: indícios da presença da escrita no discurso da criança surda
Palavras-chave:
fonoaudiologia, linguagem, escrita, deficiência auditivaResumo
O objetivo deste artigo é discutir a produção de discurso na clínica fonoaudiológica junto a crianças e jovens com deficiência da audição, segundo a influência da escrita na aquisição e na estruturação da linguagem verbal. Para tanto, as autoras recorrem a: 1. estudos que discutem a interpenetração das modalidades oral e escrita da linguagem, sobretudo no período inicial de letramento, e estudos que tratam da produção de sentidos; 2. às produções gráficas iniciais de uma criança com deficiência auditiva e com significativo atraso no desenvolvimento de linguagem e à narrativa oral de um jovem surdo com bom desempenho escolar e linguagem verbal eficiente. As produções de ambos deixam ver a influência da escrita nos processos de linguagem, sugerindo sua valiosa contribuição nesses processos, desde que modos efetivos de produção da escrita sejam abordados na clínica, opondo-se a uma metodologia centrada na aquisição do código ou nas dificuldades de linguagem apresentadas pela criança surda.Downloads
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