O jogo entre falar/escrever/ler na clínica de linguagem com afásicos

Autores

  • Juliana Marcolino
  • Melissa Catrini

Palavras-chave:

linguagem, afasia, escrita

Resumo

O atendimento fonoaudiológico de afásicos com manifestações sintomáticas na linguagem oral e/ou escrita nos convoca a refletir sobre a natureza da relação oralidade-escrita nas afasias. A não problematização dessa relação na literatura específica é notória e tem conseqüências: a escuta do clínico se volta para o sintoma que se manifesta na fala. Aliás, é em função de uma queixa, via de regra relativa à oralidade, que se instaura esse campo clínico. Só que levando em conta o que nele se testemunha, tanto no processo diagnóstico quanto terapêutico, fala e escrita se cruzam numa afetação mútua: ora a escrita é suporte para fala, ora a fala é suporte para a escrita. Pretendemos, então, problematizar como entram em jogo essas duas modalidades de linguagem quando, na terapêutica, se implementa um jogo cuja base é seu entrecruzamento. Se a fala e a escrita não se dissociam porque são governadas pela língua, há diferenças a serem enfrentadas. É por esse caminho que Fonseca (1995, 2002) propõe uma ação clínica que se fundamenta no entrecruzamento fala-escrita (do paciente e do terapeuta). Discutiremos, portanto, a sua implementação no atendimento de dois pacientes afásicos. Nos dois casos, atribui-se a ele as mudanças operadas na fala/escrita dos pacientes. No primeiro caso, as mudanças na fala e na escrita ocorrem simultaneamente. Já no segundo caso, a escrita é suporte para as mudanças na fala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Marcolino

Fonoaudióloga e mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem – PUC-SP.

Melissa Catrini

Fonoaudióloga e mestre em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem – PUC-SP.

Downloads

Edição

Seção

Artigos