O ruído em sala de aula e a percepção dos professores de uma escola de ensino fundamental de Piracicaba

Autores

  • Aline Libardi
  • Cláudia G. de O. Gonçalves
  • Tais P. G. Vieira
  • Kelly C. A. Silverio
  • Daniele Rossi
  • Regina Z. Penteado

Palavras-chave:

saúde do trabalhador, efeitos do ruído, disfonia

Resumo

Os professores estão entre os profissionais sujeitos às alterações de saúde devido às condições de trabalho inadequadas, como ruído ambiental (alunos, rua, ventiladores), acústica ruim e organização do trabalho (cargas extensas). Essas condições podem ocasionar efeitos auditivos e extra-auditivos nesse profissional, resultando em estresse e cansaço, além de possibilitar a ocorrência de problemas na comunicação, como a disfonia. Objetivo: analisar as percepções dos professores sobre os efeitos do ruído em sala de aula na sua saúde. Método: participaram desta pesquisa, 36 professores do ensino fundamental de uma escola Pública de Piracicaba. Foram realizadas mensurações do ruído em sala de aula, entrevistas sobre efeitos auditivos e extra-auditivos causados pela exposição ao ruído e exames audiométricos. Resultado: 75% dos professores consideraram o ruído em sala de aula alto; na mensuração do ruído, encontrou-se variação de 55 a 102 dB(A). A maioria dos professores (86%) relatou sintomas extra-auditivos (tontura, problemas digestivos e no sistema circulatório), 95% deles apresentaram queixas vocais (cansaço e ardor na laringe após a aula) e efeitos do ruído sobre a comunicação oral em sala de aula (precisam falar mais alto, têm dificuldade de se fazer entender e compreender o que lhes falam). Conclusão: o ruído encontrado nas salas de aula dessa escola pode ter relação direta com os efeitos na saúde do professor, porém, há necessidade de outros estudos que aprofundem o tema. Percebe-se, então, neste estudo, a urgência em alertar a sociedade, especialmente os profissionais da saúde, sobre os efeitos prejudiciais decorrentes da exposição ao ruído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Libardi

Fonoaudióloga, graduada pela Unimep.

Cláudia G. de O. Gonçalves

Doutora em Saúde Coletiva pela Unicamp; Especialista em Audiologia; Especialista em Ergonomia; Docente do curso de Fonoaudiologia da Unimep.

Tais P. G. Vieira

Fonoaudióloga, pela Unimep.

Kelly C. A. Silverio

Doutora em Ciências pela FOP/Unicamp; Especialista em Voz pelo CFFa; Docente do curso de Fonoaudiologia da Unimep.

Daniele Rossi

Graduanda uem Fonoaudiologia pela Unimep.

Regina Z. Penteado

Doutora em Saúde Pública pela FSP/USP; Especialista em Voz pelo CFFa; Especialista em Linguagem pelo CFFa; Docente do curso de Fonoaudiologia da Unimep.

Downloads

Edição

Seção

Artigos