Professores em contexto profissional e não profissional: análise objetiva e subjetiva dos aspectos da articulação e da postura
Palavras-chave:
voz, articulação, posturaResumo
A articulação e a postura determinam a configuração do trato vocal, definindo a produção da voz. O objetivo foi caracterizar o perfil vocal de professores com e sem queixa vocal; descrever e comparar, por meio de análise objetiva e subjetiva, os comportamentos articulatórios e posturais. Portanto, foi aplicado um protocolo e os professores foram audiogravados dentro e fora do contexto profissional. As imagens da articulação foram analisadas de forma objetiva (software Image Tool) e subjetiva (com observação da postura por quatro juízes). A partir dos dados, sugere-se que o aumento da articulação tenha relação com o processo de alfabetização e não como prevenção às alterações vocais. Estas, associadas às mudanças posturais, podem levar ao aparecimento ou ao agravamento de um problema vocal. A metodologia proposta permite outras aplicabilidades na fonoaudiologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Cibele Reis Troni, Fernanda Nagamatsu Arakaki, Franciene Souza Lima, Luciana Mott, Kátia Alonso Rodrigues, Leslie Piccolotto Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.