Professores em contexto profissional e não profissional: análise objetiva e subjetiva dos aspectos da articulação e da postura

Autores

  • Cibele Reis Troni
  • Fernanda Nagamatsu Arakaki
  • Franciene Souza Lima
  • Luciana Mott
  • Kátia Alonso Rodrigues
  • Leslie Piccolotto Ferreira

Palavras-chave:

voz, articulação, postura

Resumo

A articulação e a postura determinam a configuração do trato vocal, definindo a produção da voz. O objetivo foi caracterizar o perfil vocal de professores com e sem queixa vocal; descrever e comparar, por meio de análise objetiva e subjetiva, os comportamentos articulatórios e posturais. Portanto, foi aplicado um protocolo e os professores foram audiogravados dentro e fora do contexto profissional. As imagens da articulação foram analisadas de forma objetiva (software Image Tool) e subjetiva (com observação da postura por quatro juízes). A partir dos dados, sugere-se que o aumento da articulação tenha relação com o processo de alfabetização e não como prevenção às alterações vocais. Estas, associadas às mudanças posturais, podem levar ao aparecimento ou ao agravamento de um problema vocal. A metodologia proposta permite outras aplicabilidades na fonoaudiologia.

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Biografia do Autor

Cibele Reis Troni

Bacharel em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Fernanda Nagamatsu Arakaki

Bacharel em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Franciene Souza Lima

Bacharel em Fonoaudiologia pela PUC-SP.

Luciana Mott

Bacharel em Fonoaudiologia pela UNG.

Kátia Alonso Rodrigues

Fonoaudióloga do IGD (Instituto de Gerenciamento em Deglutição), Especialista em motricidade oral pelo Cefac-SP, mestre pela PUC-SP, doutoranda pela Unifesp-EPM.

Leslie Piccolotto Ferreira

Professora titular da PUC-SP, doutora em distúrbios da comunicação humana pela Unifesp-EPM.

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