Recurso terapêutico fonoaudiológico voltado à linguagem escrita do surdo: o software “Surdo aprendendo em silêncio”

Autores

  • Ana Paula Berberian
  • Kyrlian B. Bortolozzi
  • Ana Cristina Guarinello

Palavras-chave:

surdez, leitura e escrita, informática e fonoaudiologia

Resumo

Introdução: O processo de apropriação, bem como de domínio da linguagem escrita por parte dos surdos tem sido motivo de grande preocupação para os pesquisadores da área da surdez. Isso decorre da falta de acesso e das condições inadequadas de apropriação da linguagem escrita às quais parcela significativa dos surdos em nosso país está exposta. O presente estudo tem por objetivo descrever e analisar as contribuições do software denominado “Surdo aprendendo em silêncio”, quando empregado na clínica fonoaudiológica voltada à linguagem escrita do surdo. Método: estudo de caso de dois adolescentes surdos de 14 e 15 anos, com perda auditiva bilateral profunda, que estudam em escolas especiais. Realizaram 15 atividades de leitura e escrita contidas no software. Tal recurso, formulado com base numa concepção sociointeracionista de linguagem, está estruturado a partir de atividades que enfatizam o acesso a diferentes tipos de textos; a partir das atividades de leitura e escrita desenvolvidas com o software, passaram a realizar as seguintes operações: refletir e atuar de forma sistemática em torno de aspectos formais e semânticos da escrita; estabelecer associações, interpretações e atribuir sentidos aos textos escritos, construindo significações com base na utilização do software e na mediação do pesquisador. Considerações finais: a efetividade de tal recurso no procedimento clínico fonoaudiológico foi constatada, uma vez que o mesmo contribuiu para a autonomia do surdo na elaboração e na interpretação de textos escritos.

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Biografia do Autor

Ana Paula Berberian

Doutora em História pela PUC-SP. Pós-doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

Kyrlian B. Bortolozzi

Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Ana Cristina Guarinello

Doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal do Paraná. Docente do curso de graduação em Fonoaudiologia e do mestrado em Distúrbios da Comunicação da Universidade Tuiuti do Paraná.

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