Fonoaudiologia, contação de histórias e educação: um novo campo de atuação profissional
Palavras-chave:
fonoaudiologia escolar, voz profissional, contação de históriasResumo
A contação de histórias, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo resgatada pela educação como caminho para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. A Fonoaudiologia, enquanto área preocupada em promover o aprimoramento da comunicação, tem atuado junto aos profissionais que utilizam a voz falada como instrumento de trabalho, entre eles, os educadores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e aprimorar a experiência de trabalho fonoaudiológico oferecido aos educadores-contadores de histórias. A pesquisa constou das etapas: 1. constituição de referencial teórico no tema central contação de histórias, educação e fonoaudiologia; 2. avaliação da efetividade de duas experiências de aplicação de intervenção fonoaudiológica junto a contadores de histórias; 3. reestruturação da proposta de intervenção focando-a para a formação de educadorescontadores; 4. implantação da proposta reformulada; 5. considerações sobre a definição da atuação fonoaudiológica junto aos educadores-contadores. Os resultados obtidos demonstraram a importância das informações sobre saúde vocal e a utilização de recursos vocais na contação. Os aspectos da formação apontados pelos educadores como os de maior contribuição na educação foram: conhecimento dos cuidados com saúde vocal, integração corpo-palavra-olhar e trabalho com modulação. Os educadores descobriram-se enquanto contadores narradores orais, desvinculando-se do apoio do livro e, assim, propiciando aos educandos interação mais direta e significativa. A partir da avaliação realizada, podese concluir que a Fonoaudiologia tem contribuições efetivas a dar aos educadores-contadores, devendo incluir em suas ações junto à Educação intervenção direcionada para a prática da contação de histórias.Downloads
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Copyright (c) 2012 Lúcia Elena F. Neto, Klívia Nayá B. da Silva, Isabella F. de Arruda

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