Fonoaudiologia, contação de histórias e educação: um novo campo de atuação profissional

Autores

  • Lúcia Elena F. Neto
  • Klívia Nayá B. da Silva
  • Isabella F. de Arruda

Palavras-chave:

fonoaudiologia escolar, voz profissional, contação de histórias

Resumo

A contação de histórias, antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo resgatada pela educação como caminho para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. A Fonoaudiologia, enquanto área preocupada em promover o aprimoramento da comunicação, tem atuado junto aos profissionais que utilizam a voz falada como instrumento de trabalho, entre eles, os educadores. O presente trabalho teve como objetivo avaliar e aprimorar a experiência de trabalho fonoaudiológico oferecido aos educadores-contadores de histórias. A pesquisa constou das etapas: 1. constituição de referencial teórico no tema central contação de histórias, educação e fonoaudiologia; 2. avaliação da efetividade de duas experiências de aplicação de intervenção fonoaudiológica junto a contadores de histórias; 3. reestruturação da proposta de intervenção focando-a para a formação de educadorescontadores; 4. implantação da proposta reformulada; 5. considerações sobre a definição da atuação fonoaudiológica junto aos educadores-contadores. Os resultados obtidos demonstraram a importância das informações sobre saúde vocal e a utilização de recursos vocais na contação. Os aspectos da formação apontados pelos educadores como os de maior contribuição na educação foram: conhecimento dos cuidados com saúde vocal, integração corpo-palavra-olhar e trabalho com modulação. Os educadores descobriram-se enquanto contadores narradores orais, desvinculando-se do apoio do livro e, assim, propiciando aos educandos interação mais direta e significativa. A partir da avaliação realizada, podese concluir que a Fonoaudiologia tem contribuições efetivas a dar aos educadores-contadores, devendo incluir em suas ações junto à Educação intervenção direcionada para a prática da contação de histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcia Elena F. Neto

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP. Professora no curso de Fonoaudiologia da Faculdade Integrada do Recife.

Klívia Nayá B. da Silva

Fonoaudióloga graduada no curso de Fonoaudiologia da Faculdade Integrada do Recife.

Isabella F. de Arruda

Fonoaudióloga graduada no curso de Fonoaudiologia da Faculdade Integrada do Recife.

Downloads

Edição

Seção

Artigos