Histórias que fazem sentidos: as determinações das alterações vocais do professor

Autores

  • Susana Pimentel Pinto Giannini
  • Maria Consuêlo Passos

Palavras-chave:

voz, voz profissional, voz do professor, saúde ocupacional, saúde escolar

Resumo

No trabalho clínico com professores que apresentam alterações vocais, observo que existem múltiplos fatores dando forma a tais alterações. Tal constatação levou-me a desenvolver esta investigação, com o objetivo de estudar as formas como o professor da rede municipal de São Paulo vivencia as condições de trabalho a que está exposto, de modo que estas se tornem elementos constitutivos de seu sintoma de voz. Utilizo a história oral como método, o que torna possível apreender o significado da alteração de voz para cada professor. Na análise dos depoimentos, foram priorizados os seguintes aspectos: a forma como o professor idealiza e atua em seu papel profissional; as condições de trabalho encontradas nas escolas; a busca pelo tratamento fonoaudiológico e a readaptação profissional. Proponho, como conclusão, que os profissionais da saúde que atendem o professor considerem, em seus métodos clínicos, além do sofrimento físico e fisiológico causados pela alteração vocal, o desgaste advindo dos enfrentamentos cotidianos, pela forma como cada professor vive as condições ambientais e organizacionais de seu trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Susana Pimentel Pinto Giannini

Mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, doutoranda pela Faculdade de Saúde Pública da USP, fonoaudióloga do Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo e da Derdic-PUC-SP, docente da PUC-SP/Cogeae.

Maria Consuêlo Passos

Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Pesquisadora na área de Família e Psicanálise. Professora PUC-SP e Faculdade São Marcos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos