A atividade lúdica no autismo infantil

Autores

  • Ana Carina Tamanaha
  • Brasilia Maria Chiari
  • Jacy Perissinoto
  • Marcia Regina Pedromônico

Palavras-chave:

autismo infantil, jogos e brinquedos, linguagem infantil

Resumo

Introdução: a análise do brincar é um instrumento diagnóstico fundamental na infância. Diversos estudos têm hipotetizado que o comprometimento do desenvolvimento de linguagem da criança autista poderia ser explicado por falhas na imaginação e na capacidade simbólica. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a atividade lúdica de portadores de autismo infantil. Material e método: a amostra constituiu-se de 11 crianças autistas, de 3 a 6 anos, de ambos os sexos. Utilizamos os critérios propostos por Wetherby e Prutting (1984) e comparamos o desempenho lúdico em duas situações de observação distintas: livre e dirigida. Resultados: verificamos 91,67% de uso do critério sensório-motor, nas duas situações investigadas. Houve diferença estatisticamente significante, com melhor desempenho em situação dirigida, nos critérios agrupamento, formação de conjunto, funcionalidade e jogo compartilhado. Obtivemos 0% de uso do critério jogo simbólico, em ambas as situações. Conclusões: o procedimento adotado permitiu descrever a atividade lúdica do grupo de crianças com autismo, como caracteristicamente sensório-motora. No entanto, também se observou que a mediação do adultoavaliador, por meio de modelo e incentivo, levou a criança a explorar novas formas de brincar. Essas descrições sugerem que a análise do jogo da criança portadora de autismo, com participação ativa do profissional, pode levar à descrição de seu modo e prognóstico da comunicação.

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Biografia do Autor

Ana Carina Tamanaha

Fonoaudióloga. Doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp. Professora mestre assistente do departamento de Fonoaudiologia da Unifesp.

Brasilia Maria Chiari

Fonoaudióloga. Professora livre-docente do departamento de Fonoaudiologia da Unifesp.

Jacy Perissinoto

Fonoaudióloga. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp. Professora doutora adjunto do departamento de Fonoaudiologia da Unifesp.

Marcia Regina Pedromônico

Psicóloga. Doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp. Professora doutora adjunto do departamento de Fonoaudiologia da Unifesp (in memoriam).

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Artigos