Acolhimento e inclusão: da clínica ao acompanhamento escolar de um sujeito com Síndrome de Down

Autores

  • Marisa T. Serapompa
  • Suzana M. Maia

Palavras-chave:

diversidade, inclusão, Síndrome de Down, escrita

Resumo

Neste artigo, visa-se discutir a transformação no manejo clínico e escolar ocorrido no trabalho multidisciplinar realizado com uma criança com Síndrome de Down. Trata-se de um estudo de caso de um paciente acompanhado desde os 11 meses de idade em clínica fonoaudiológica particular. As referências teóricas utilizadas foram a teoria da constituição da pessoa de D. Winnicott e as concepções de linguagem de M. Bakhtin, que, juntas, permitiram que os pesquisadores assumissem uma posição na coleta e análise dos dados, que provieram fundamentalmente dos registros de reuniões de equipe realizadas durante os anos de 2003 e 2004. O paciente em questão desenvolveu efetivamente a comunicação por meio da escrita, quando se integrou ao grupo de crianças de sua série escolar. A escrita adquiriu uma função em seu cotidiano, o que permitiu ao paciente sentir-se respeitado em suas particularidades e participar da construção de seu conhecimento. O diálogo estabelecido entre os profissionais, a família e a criança favoreceu a criação de situações de comunicação em um ambiente acolhedor da diversidade, fundamental em um processo de inclusão.

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Biografia do Autor

Marisa T. Serapompa

Fonoaudióloga clínica, doutoranda no Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (Lael) da PUC-SP.

Suzana M. Maia

Psicanalista, professora titular da PUC-SP e membro do LET (Laboratório de Estudos sobre Transicionalidade).

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Artigos