Representações familiares sobre as alterações no desenvolvimento da linguagem de seus filhos

Autores

  • Maria Elizabeth Siqueira Lemos
  • Cláudia G. C. Barros
  • Regina H. C. Amorim

Palavras-chave:

discurso do sujeito coletivo, desenvolvimento da linguagem, construções mentais, crenças familiares, comunicação

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa em Educação e Saúde, desenvolvida pela autora, no mestrado em Ciências da Saúde da Criança e do Adolescente, da Faculdade de Medicina – UFMG e foi realizado na Clínica-escola de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, BH-MG. Aborda a construção e a análise do Discurso do Sujeito Coletivo de familiares de crianças com alterações no desenvolvimento da linguagem, que aguardam vaga para atendimento especializado. O discurso analisado revela que as crenças e as concepções que os familiares têm a respeito das dificuldades de seus filhos interferem no modo como conduzem suas ações e no enfrentamento de suas dificuldades. As alterações de linguagem podem criar problemas nas relações familiares e comprometer o desenvolvimento e a aprendizagem da criança, sendo, portanto, um tema de saúde coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Siqueira Lemos

Psicóloga, especialista em Atendimento Familiar pela PUC-MG; especialista em Psicomotricidade pela FUMEC-BH; mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina UFMG; professora da Pós-Graduação em Psicomotricidade pela FUMEC-BH; professora da graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, BH.

Cláudia G. C. Barros

Fonoaudióloga; mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; professora da graduação em Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, BH; professora da graduação em Fonoaudiologia pela PUC-MG.

Regina H. C. Amorim

Neuropediatra, doutora em Pediatria pela Faculdade de Medicina UFMG; professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina UFMG.

Downloads

Edição

Seção

Artigos