Achados dos potenciais evocados auditivos de estado estável em crianças ouvintes

Autores

  • Daniela B. Calil
  • Doris R. Lewis
  • Ana Claudia Fiorini

Palavras-chave:

potenciais evocados auditivos, potencial evocado auditivo de estado estável (PEAEST), avaliação audiológica infantil

Resumo

Introdução: O potencial evocado auditivo de estado estável (PEAEST) é uma técnica de avaliação objetiva da audição, que pode ser realizada em várias freqüências em ambas as orelhas, simultaneamente. O método consiste em se modular a amplitude de cada estímulo com uma freqüência diferente, o que permite que cada resposta possa ser identificada de forma objetiva. Objetivo: descrever os achados do Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável para crianças ouvintes nas freqüências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz, bilateralmente. Método: 14 crianças ouvintes, com idades entre 2 e 19 meses. Foram pesquisadas as freqüências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz, com estímulos múltiplos simultâneos, e taxas de modulações entre 77 e 103 Hz, binauralmente. Resultados: as médias dos níveis de respostas do PEAEST observadas foram de 6 a 17.2 dBNAcg. Não houve diferença significativa entre as orelhas. Conclusões: o PEAEST é um exame viável, sendo capaz de predizer o grau e a configuração do status audiométrico em crianças que não respondem à audiometria tonal de forma consistente. A técnica do PEAEST pode ser incluída na rotina clinica da avaliação audiológica infantil.

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Biografia do Autor

Daniela B. Calil

Fonoaudióloga do departamento de saúde auditiva da Unicamp; mestre em fonoaudiologia pela PUC-SP.

Doris R. Lewis

Fonoaudióloga e professora do curso de fonoaudiologia da PUC-SP; doutora em saúde pública pela USP.

Ana Claudia Fiorini

Fonoaudióloga e professora do curso de fonoaudiologia da PUC-SP; doutora em saúde pública pela USP.

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Artigos