Intervenção fonoaudiológica junto a mães de crianças com múltiplas deficiências

Autores

  • Danielle Giacometti Nagy
  • Maria Consuêlo Passos

Palavras-chave:

intervenção, múltipla deficiência, relação mãe/bebê, Fonoaudiologia

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre experiências clínicas fonoaudiológicas vividas com crianças portadoras de múltiplas deficiências e suas mães. Trata-se de um trabalho clínico que enfatizou a presença dessas mães nos atendimentos, colocando em um primeiro plano a relação delas com seus filhos deficientes. Para embasá-lo teoricamente, foram adotadas algumas concepções winnicottianas sobre a constituição humana. A metodologia utilizada foi a clínico-qualitativa, sendo apresentadas quatro dinâmicas relacionais entre mãe e filho, as quais foram observadas com certa freqüência na clínica fonoaudiológica e que, uma vez compreendidas pelo terapeuta, podem auxiliar no sucesso do tratamento, já que permitem que cada díade seja acolhida de maneira singular. São elas: evidências no corpo dificultando o vínculo; cuidados excessivos ou insuficientes; negação do diagnóstico; problemas para alimentar o filho. Ao longo de um processo em que as dificuldades das mães eram acolhidas pela terapeuta, alguns resultados foram sendo produzidos na evolução clínica da criança. Trata-se de uma intervenção fonoaudiológica que não se restringe às questões técnicas, como a adequação dos órgãos fonoarticulatórios, da alimentação ou do desenvolvimento de linguagem, mas abre campo para aspectos fundamentais do desenvolvimento psíquico da criança. O objetivo é contribuir para a constituição de referenciais, pelo fonoaudiólogo, para que esse profissional possa pensar em um trabalho com mães de deficientes que não seja apenas voltado para as orientações e para o ensino de procedimentos, mas baseado em intervenções que promovam o acolhimento dessas mães e facilitem o amadurecimento da criança com múltipla deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Danielle Giacometti Nagy

Fonoaudióloga clínica, professora do curso de Fonoaudiologia da Fumec-MG (Fundação Mineira de Educação e Cultura), mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, especialista em Audiologia Educacional pela Irmandade da Santa Casa de Misericóridia de SP, psicodramatista pela PUC-SP.

Maria Consuêlo Passos

Professora titular da Universidade São Marcos. Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado pela Universite Paris V (Rene Descartes), U.P. V, França.

Downloads

Edição

Seção

Artigos