O papel do desenho na clínica fonoaudiológica: profissionais falam de sua prática
Palavras-chave:
desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento infantil, fonoterapia, criança, desenho, criatividadeResumo
Introdução: sabe-se que as crianças desenham no contexto da clínica fonoaudiológica. No entanto, essa produção não tem recebido a atenção merecida. Na literatura fonoaudiológica, o desenho é pouco tematizado, mesmo sendo bastante utilizado na prática clínica. Objetivo: Diante da quase ausência de estudos sobre o desenho na fonoaudiologia e das evidências mostrando o quanto esse instrumento está presente na clínica no trabalho fonoaudiológico com crianças, este trabalho buscou investigar o uso dessa atividade entre fonoaudiólogos. Método: foram entrevistados cinco fonoaudiólogos clínicos, seis docentes e três alunos de cursos de graduação em Fonoaudiologia. Resultados: todos referiram utilizar o desenho e afirmaram considerá-lo uma importante ferramenta na prática com crianças, embora os objetivos de usá-lo na clínica tenham sido diversos, variando conforme a abordagem teórica seguida pelos profissionais. A maioria relatou não ter recebido base teórica a respeito do desenho durante a graduação. Discussão: a pesquisa alerta para a necessidade de estudos a respeito do grafismo infantil na área fonoaudiológica, a começar pelos cursos de graduação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Karen F. Luchesi, Lucia Reily

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.