Promoção da Saúde: o conhecimento do aluno de jornalismo sobre sua voz

Autores

  • Regina Y. S. Chun
  • Emilse A. M. Servilha
  • Luciana M. A. Santos
  • Maísa H. Sanches

Palavras-chave:

patologia da fala e da linguagem, voz, jornalismo, comunicação

Resumo

Tema: promoção da saúde e o conhecimento vocal de futuros profissionais da voz. Objetivo: investigar o conhecimento do aluno de curso de Jornalismo sobre sua voz. Método: pesquisa quali-quantitativa com 45 quartanistas de graduação em Jornalismo que foram convidados a produzir um desenho e um texto escrito sobre suas vozes. Os dados obtidos nos dois tipos de fonte foram categorizados em grupos temáticos. Resultados: os sujeitos produziram uma grande variedade de desenhos, utilizando para tanto diferentes objetos e eventos, de modo a caracterizar, por analogia, o que conheciam de suas vozes. Já no texto escrito, mencionaram parâmetros de tonalidade, intensidade, velocidade de fala, articulação, modulação e ressonância, além das repercussões sociais e emocionais da voz. Além disso, valorizam ou criticam algum aspecto vocal de suas vozes relacionando-o com o exercício profissional futuro. Conclusão: os sujeitos mostraram uma gama diversificada de conhecimento sobre a própria voz, principalmente aquela relacionada ao senso comum. Pode-se afirmar, portanto, que os discentes estudados estão atentos às qualidades de suas vozes e se preocupam com elas tendo em conta seu futuro como profissional da voz. Os achados reiteram a importância da atuação fonoaudiológica com essa população, com foco na promoção da saúde e desenvolvimento da potencialidade e expressividade vocal.

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Biografia do Autor

Regina Y. S. Chun

Fonoaudióloga. Doutora em Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. Docente do Curso de Fonoaudiologia da Unicamp, na época da pesquisa, professora da Unimep (Piracicaba, SP).

Emilse A. M. Servilha

Fonoaudióloga. Doutora em Psicologia. Docente da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas.

Luciana M. A. Santos

Fonoaudióloga formada pela Unimep. Especializanda em Voz pelo CEV. Ex-bolsista de Iniciação Científica – Fapic/Unimep.

Maísa H. Sanches

Fonoaudióloga formada pela Unimep. Ex-voluntária desta pesquisa.

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