Cuidados com a voz: uma proposta de intervenção fonoaudiológica para adolescentes

Autores

  • Anna Alice F. de Almeida
  • Léslie P. Ferreira

Palavras-chave:

fonoaudiologia, voz, adolescente, intervenção

Resumo

Objetivo: Verificar a resposta de adolescentes a um site sobre voz, em que esta foi apresentada não apenas como produto mecânico, mas também como instrumento de comunicação. Método: A partir de questionários veiculados em site voltado a adolescentes, em dois momentos (antes e após a navegação), foram coletados dados pessoais e questões relacionadas à voz quanto a sua produção, cuidados e como instrumento de comunicação. Posteriormente, os dados foram categorizados e submetidos à análise estatística. Resultados: O grupo constituiu-se por indivíduos de ambos os gêneros (M=139; F=173), predominantemente na faixa etária 18-19 anos (41,3%). O significado de voz mais atribuído pelos adolescentes foi um som, um produto mecânico do corpo (62,8%), ampliado, após acesso ao site, para instrumento de comunicação. Tanto o número de citações dos hábitos nocivos (802→1201) como dos benéficos (736→1121) obtiveram um aumento após a intervenção. Os dados sobre a voz como instrumento de comunicação mostraram que a maioria (59,9%) remeteu-se a sensações agradáveis ao se comunicar e 75,8% atribuíram termos positivos a sua voz, embora os rapazes tenham citado mais termos negativos, especificamente, relacionados à instabilidade vocal (p<0,001). Conclusão: A Fonoaudiologia pode tomar a Internet: como um meio pelo qual a informação de saúde seja melhor disseminada; como espaço de intercâmbio profissional; como recurso para a pesquisa e também como uma ferramenta para promover a educação em saúde, principalmente para os adolescentes, por serem eles uma população bastante presentes nesse meio de comunicação.

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Biografia do Autor

Anna Alice F. de Almeida

Fonoaudióloga, mestre em Fonoaudiologia pela PUC-SP, doutoranda do Departamento de Psicobiologia da Unifesp e bolsista do CNPq.

Léslie P. Ferreira

Fonoaudióloga, doutora em Distúrbio da Comunicação pela Unifesp, docente do Curso de Fonoaudiologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia da PUC-SP, coordenadora e docente do Curso de Especialização em Voz da PUC-SP/Cogeae.

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