Vivência de voz com crianças: análise do processo educativo em saúde vocal

Autores

  • Regina Zanella Penteado
  • Amanda Molina Dias de Camargo
  • Caroline Feleto Rodrigues
  • Cristiane Rodrigues da Silva
  • Daniele Rossi
  • Juliana Terra Costa e Silva
  • Patricia Gonzales
  • Samanta Luisa de Souza Godoy Silva

Palavras-chave:

voz, promoção da saúde, saúde escolar, educação em saúde

Resumo

Nas escolas, os grupos, as oficinas e as vivências de voz vêm sendo apontados como espaços sociais interessantes para a promoção da saúde vocal; entretanto, são escassos os relatos de experiências com crianças. O objetivo deste artigo é realizar a análise retrospectiva do processo educativo de uma Vivência de Voz com crianças em uma escola de educação infantil. São sujeitos deste estudo 36 crianças e quatro estagiárias de Fonoaudiologia. A análise retrospectiva do processo educativo baseia-se nos dados obtidos com base na análise documental dos relatórios da disciplina de estágio em Fonoaudiologia Comunitária, contexto no qual o grupo se insere. São descritas as atividades desenvolvidas em cada encontro, focalizando os temas abordados, o tipo de ação educativa e seus materiais ou recursos estratégicos. A análise, orientada pelos pressupostos teórico-conceituais da promoção da saúde, demonstrou que as temáticas foram pautadas por uma visão ampla e afirmativa de saúde e contemplaram aspectos de prevenção e promoção da saúde. Os recursos foram adequados ao perfil infantil e às ações, sendo que estas foram condizentes com uma concepção de sujeito ativo e agente multiplicador, na perspectiva da promoção da saúde na comunidade escolar. Grupos de Vivência de Voz podem e devem ser melhor explorados junto à população infantil e podem se configurar como um espaço social importante, para a Fonoaudiologia, na construção de projetos de escolas saudáveis ou de promoção da saúde na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Regina Zanella Penteado

Fonoaudióloga. Mestre e doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo FSP/USP; Especialista em Linguagem pelo CFFa; especialista em Voz pelo CFFa. Docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Amanda Molina Dias de Camargo

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Caroline Feleto Rodrigues

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Cristiane Rodrigues da Silva

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Daniele Rossi

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Juliana Terra Costa e Silva

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Patricia Gonzales

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Samanta Luisa de Souza Godoy Silva

Fonoaudiólogas pela Unimep.

Downloads

Edição

Seção

Artigos