A expressividade do cinema mudo na construção de significados

Autores

  • Leilane Lima Sena de Andrade Vocal Assessoria e Consultoria
  • Ualisson Nogueira Nascimento Vocal Assessoria e Consultoria
  • Sofia Hardman Côrtes Quintela Vocal Assessoria e Consultoria
  • Larissa Azevedo Ramalho Vocal Assessoria e Consultoria
  • Macella Ferreira Bomfim Cabral Vocal Assessoria e Consultoria
  • Ingrid Caroline Barreto Mesquita Vocal Assessoria e Consultoria
  • Aline Almeida Fontes Vocal Assessoria e Consultoria
  • Renata Castelan Borges Vocal Assessoria e Consultoria
  • Leilane Lima Sena de Andrade Vocal Assessoria e Consultoria
  • Andrea Cristina Versuti Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

cinema como assunto, comunicação não verbal, fonoaudiologia.

Resumo

Objetivo: analisar como a expressividade corporal e facial favorecem a construção de significados no filme Tempos Modernos. Métodos: pesquisa qualitativa, de caráter analítico. Foi analisada a expressividade do personagem Carlitos em três trechos do filme, que aconteceram em uma fábrica, nomeados como: início, descanso e aceleração do trabalho. Os trechos foram observados e discutidos pelo grupo de estudo e pesquisa “A Voz e suas Interfaces”. Resultados: O primeiro momento analisado, início do trabalho na linha de produção, observou-se Carlitos com gestos mecânicos, postura rígida, ombros retraídos e lateralização de cabeça. Na expressividade corporal: tensão facial, olhos focados e cansados, lábios protruídos, elevação das sobrancelhas. A emoção revelada por sua expressividade foi surpresa. No segundo momento, durante seu descanso, permanece conforme todos os aspectos supracitados. Este dado enfatiza o cárater robotizado que sua função provoca no protagonista. No terceiro momento, em que há aceleração da esteira para aumentar a produção, o protagonista intensifica os gestos mecânicos para apertar as porcas, ao alongar o pescoço, com o movimento afirmativo de cabeça e elevação dos ombros. Apresenta expressão facial com tensão, olhos bem abertos e piscar constante, transmitindo as emoções de surpresa associada ao medo. Conclusão: No cinema mudo, o ator utiliza a expressividade corporal e facial para transmitir a emoção e o contexto sociopoliticocultural. Este estudo demonstra que, através da mídia, o fonoaudiólogo pode aperfeiçoar seus conhecimentos científicos quanto à expressividade e sua relação com as emoções humanas, favorecendo seu trabalho com os profissionais que utilizam esses meios para levar a mensagem.

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Biografia do Autor

Leilane Lima Sena de Andrade, Vocal Assessoria e Consultoria

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT

Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Diretora e pesquisadora responsável da Vocal Assessoria e Consultoria

Professora Substituta do curso de Teatro da Universidade Federalde Sergipe - UFS

Ualisson Nogueira Nascimento, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em voz em andamento pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional - IDE Cursos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe

Pesquisador da Vocal Assessoria e Consultoria

Sofia Hardman Côrtes Quintela, Vocal Assessoria e Consultoria

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

 

Larissa Azevedo Ramalho, Vocal Assessoria e Consultoria

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Macella Ferreira Bomfim Cabral, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em Audiologia em andamento  pelo CEFAC

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Ingrid Caroline Barreto Mesquita, Vocal Assessoria e Consultoria

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Aline Almeida Fontes, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em voz em andamento peloInstituto de Desenvolvimento Educacional - IDE Cursos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Renata Castelan Borges, Vocal Assessoria e Consultoria

Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Guarulhos - UnG

Pesquisadora da Vocal Assessoria e Consultoria

Leilane Lima Sena de Andrade, Vocal Assessoria e Consultoria

Mestranda em Educação pela Universidade Tiradentes - UNIT

Especialização em Voz pelo Centro de Estudos da Voz - CEV

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Andrea Cristina Versuti, Universidade Tiradentes

- Doutora em Educação, Ciência e Tecnologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

- Professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes - UNIT

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Publicado

2014-02-23

Edição

Seção

Artigos